Transcrição de um texto que escrevi a 11/3/2008, tendo guardado o rascunho inicial deste post para posterior edição, lembrei-me de procurar na Wikipedia o conceito de Inteligência Colectiva. Fiquei mais "iluminado" pela entrada na Wikipedia e curioso por explorar outras ligações , entre várias, de conceitos relacionados que me pareceram interessantes.
O que já foi, o que é e o que será é que formam parte ou a totalidade de diferentes variedades ou identidades de inteligência humana, um somatório de todos os tipos de personalidade/identidade do homem.
Esse somatório representa, em analogia aos computadores, o percorrer de todas ou parte das possibilidades de pensamentos humanos, uma espécie de ciclo de procura a perscutar, para um dado problema, o que é que cada homem e mulher que já viveram, vivem e viverão responderia.
Uma mais valia da inteligência está na cooperação entre vários indivíduos visto que, de certa forma, o conceito de inteligência pressupõe incompletude.
Uma inteligência Artificial teria de reflectir parte dessa incompletude que caracteriza cada um de nós, de um caminho pensante único a cada um de nós, resultado de uma herança genética única, do sítio, da hora, do contexto onde nascemos, de todo o nosso precurso e experiências.
No comments:
Post a Comment